Centro de Atendimento ao Turista em Cotia

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Cotia.

Cotia é uma das mais antigas localidades ocupadas no planalto paulista.

Sua origem remete aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, que teriam fundado a primordial capela em louvor à Nossa Senhora de Monte Serrate. A localidade consolidou-se definitivamente quando começaram as viagens entre São Paulo e a vila de Sorocaba, como uma pequena povoação de estrada.

Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia.

A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.

No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate.

Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.

A Granja Viana é o portal de entrada da cidade, a partir de SP, na altura do km 21 da SP 270, e de cara impõe e seduz, com seus atrativos urbanos e uma diversidade de opções que estendem–se do km 21 ao 29 da rodovia.

A região concentra o parque industrial da cidade de Cotia, e daí advém um fluxo significativo de turistas de negócios. Seus eixos viários secundários, que interligam Cotia ás cidades vizinhas, configuram algumas das rotas turísticas da cidade: São Camilo, José Felix, Jardim da Glória, Parque São Jorge, Capuava, José Giorgi, Fernando Nobre, Estrada do Embu.

Na Granja Viana podem ser encontrados centros gastronômicos e de compras, locais para a prática dos mais diferentes esportes, ateliês de artistas e os Parques CEMUCAM e Parque Tereza Maia. A Granja Viana conta ainda com dois atrativos religiosos orientais (de vertente budista), que têm atraído fluxo significativo de visitantes: O Templo Zulai e o Templo Odsal Ling.

A região turística Cotia/Centro administrativo e bairros, é composta por diferentes comunidades, abrangendo a área turística que inicia-se no trecho do retorno do km 30 da Rodovia Raposo Tavares, compreendendo ambos os lados da rodovia, com a continuação do parque industrial e região central–administrativa da cidade.

Importantes atrativos históricos encontram-se nesta macrorregião turística, bem como infraestrutura de serviços e comércio. Cotia Centro e Bairros contém a estrutura do centro de serviços públicos: Paço Municipal, Secretarias, Fórum, Câmara de Vereadores, postos estaduais e federais de atendimento. Além disso está localizada nessa região a Igreja Matriz, cartórios, bancos, sindicatos, centro comercial e de serviços, bem como a Roselândia, o Sítio do Mandu e a Praça da Amizade.

O Morro Grande contém nossa maior riqueza ambiental, a Reserva Florestal do Morro Grande. Próximo dali localiza–se o Sítio do Padre Inácio, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

Caucaia do Alto/Morro Grande abrange, como região turística, do km 37 até o km 39 da Raposo Tavares, sentido Estrada de Caucaia do Alto, com seus 8 kms de percurso ao centro do distrito, e ainda do km 37, sentido Estrada do Atalaia, para a região do Morro Grande.

Turismo rural, de esportes radicais e hípicos, de melhor idade, ecológico, religioso, de compra de produtos agrícolas e paisagismo, foram identificados como significativos para essa região que concentra 60% do território cotiano. As diversas atrações atraem turistas a Cotia todos os meses.